A armazenagem de grãos é a técnica que consiste em preservar os grãos produzidos com o objetivo de proteger suas características desde a colheita até a distribuição. Esse processo requer higienização, secagem, procedimento de defensivo agrícola, carregamento, distribuição, etc.
Armazenar os grãos com segurança, ou seja, protegidos de fatores externos que possam danificar sua integridade, é sinônimo de preservação dos investimentos feitos durante toda uma safra. Alguns produtores optam por guardar parte da produção para comercializá-la futuramente. Os períodos dessa guarda podem variar de mais curtos a mais longos. Para as duas opções, os produtores podem contar com diferentes tipos de armazenagem e com ferramentas da Agricultura Digital que contribuem com a manutenção da qualidade do seu produto.
A Pesquisa Estoques, divulgada no mês passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que a capacidade de armazenamento de produtos agrícolas no Brasil chegou a 177,7 milhões de toneladas no segundo semestre de 2019, um aumento de 1,3% com relação ao mesmo período de 2018. O milho é o principal produto armazenado, com 11,9 milhões de toneladas, e a soja vem em seguida, com um volume de 5,5 milhões de toneladas.
Onde é feita a armazenagem de grãos?
O mercado disponibiliza diferentes tipos de armazenagem de grãos, como:
- Silos metálicos
- Silo de espera
- Silo de concreto
- Silo secador
- Silo armazenador
- Silo de expedição
- Silos bag
- Silos-bolsa
- Armazém graneleiro
Para cada tipo de estrutura, o produtor deve avaliar o custo-benefício, o tempo que pretende deixar sua produção armazenada, o volume e os riscos que corre ao deixar seu produto guardado naquele determinado modelo de armazenagem.
O mercado disponibiliza diferentes tipos e opções de sítios para armazenamento dos grãos, como silos metálicos, silo de concreto, armazém graneleiro ou estruturas temporárias conhecidas como silos bag, ou silos-bolsa. Para cada tipo de estrutura, o produtor deve avaliar o custo-benefício, o tempo que pretende deixar sua produção armazenada, o volume e os riscos que corre ao deixar seu produto guardado naquele determinado modelo de armazenagem.