O acompanhamento de obra é um conjunto de atividades que envolvem orientações dos procedimentos iniciais da obra, indicação de empreiteiros, fornecimentos de contratos, cronograma de pagamento da mão de obra, lista de fornecedores de materiais de construção, vistorias durante a execução da estrutura, acompanhamento da escolha de materiais de acabamento, visitas periódicas em obra, projeto de gesso e luminotécnico, projeto externo e de paisagismo e acompanhamento na vistoria final da obra.
Muitos engenheiros e arquitetos não costumam acompanhar o que está sendo realizado na obra, seja por falta de tempo ou sobrecarga de tarefas. Porém, essa negligência pode determinar muitos prejuízos mais para frente, despesas desnecessárias, além de atrasos na entrega. Por isso, confira a importância de fazer a administração adequada da construção e dicas de como acompanhar a obra.
O acompanhamento de obra deve ser minucioso e sistemático, levando em consideração todas as etapas envolvidas, passando pelo planejamento, compra de materiais, estocagem e o desdobramento do processo de construção.
- Verificar se a Obra está sendo executada de acordo com o Projeto;
- Acompanhar o método de execução, observando se os mesmos estão seguindo as orientações das Normas Técnicas vigentes;
- Informar aos líderes sobre NÃO CONFORMIDADES na execução da obra;
- Participar de Reuniões;
- Alertar a equipe de Segurança do Trabalho quanto ao risco na execução (Ex.: Escavações sem escoramentos apropriados);
- Dar soluções em Campo no caso de interferências encontradas ao longo da execução;
- Autorizar possíveis mudanças no projeto (autorização preliminar em campo para posterior formalização através de Consulta Técnica);
- Elaborar APC (Adequação de Projeto em Campo), compatibilizando com as demais disciplinas existentes no trecho;
- Fornecer Apoio Técnico aos Engenheiros de Campo;
- Elaborar Relatório mensal com evolução diária da obra;
- Estar apta para tirar qualquer dúvida sobre o projeto e execução da obra.